quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A piada do metrô Rio

Para quem quiser ouvir, eu brado sempre que o Metrô Rio é uma piada mundial em termos de transporte de massa. Mas na verdade todos que usam esse meio de transporte aqui na cidade maravilhosa sabem disso, não é novidade. E eu também brado que o governador Sérgio Cabral é uma párea, um câncer que como o casal Garotinho, que ele já apoiou no passado, deveria ser extirpado da política fluminense – e até mesmo nacional! E é mais do que nunca culpa dele, do Cabralzinho, que o metrô Rio está essa porcaria. Nem vou entrar mais no mérito do absurdo que foi a inserção da Linha 2 nos trilhos da Linha 1; um estupro da engenharia “moderna”, quando na verdade o que deveria ter sido feito era a conclusão da Linha 2 até a Praça XV, passando pela Praça da Cruz Vermelha e da Carioca.



Já que a merda está feita e os cofres da concessionária, cujo contrato foi prorrogado por mais 20 anos (choremos...), estão abarrotados, eu fiz inocentemente aqui e sem, aviso logo, embasamento técnico ou teórico, uma simulação sobre COMO PODERIA SER O CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO   caso o metrô realmente atendesse a todos; afinal, é uma VERGONHA que apenas UMA linha de metrô (dividida agora em duas) chegue ao Centro de uma cidade como o Rio de Janeiro, e pior: que apenas UMA PARTE desse centro seja atendida.

Para quem não conhece o metrô do Rio, acredite: nem a Rodoviária, nem nenhum aeroporto da cidade é servido por ele. Nem sonho em ver um dia o metrô chegando ao  aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Mas o Santos Dumont, o aeroporto mais bem localizado DO MUNDO não ter uma estação que o atenda é demais.

Enfim, veja a imagem abaixo (clique para aumentá-la) para saber como poderia ser o Centro do Rio de Janeiro com mais linhas atendendo seus milhões de habitantes que por ali circulam o dia inteiro.



Em tempo: nosso "querido" governo acabou de autorizar a concessionarária a aumentar o valor da passagem de R$ 2,80 para R$ 3,10. Com que embasamento?

3 comentários:

  1. É de fato um absurdo Rafael.

    Já falei no meu blog sobre o transporte no Rio em geral.
    http://carlosfelipe.net/2010/05/17/transporte/

    ResponderExcluir
  2. Opa Carlos! Estou lendo sua matéria agora no seu blog. Muito boa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael. Suas ideias são muito semelhantes com as linhas do meu blog.
    http://querometro.wordpress.com/

    Muitos especulam algumas linhas isoladas. Tive a ideia de centralizar várias ideias num "projeto" de metrô só.
    Acredito que a única diferença é nessa sua linha vermelha, eu integro ela com a linha 1 na Carioca e ela se pluga com a linha que vai pra Niterói.

    Adorei o design! Gostaria de fazer um curso de multimídia, sou fascinado por infográficos.

    Abraço!
    Pedro

    ResponderExcluir